quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

OPERAÇÃO PARA PRENDER TORCEDORES ENVOLVIDOS NA PANCADARIA NA ARENA JOINVILLE

ZERO HORA ONLINE 19/12/2013 | 10h41

A NOTÍCIA

Polícia faz operação para prender torcedores envolvidos na pancadaria na Arena Joinville. 28 mandados de prisão começaram a ser cumpridos nesta qunta-feira



Foto: GERALDO BUBNIAK / FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO


As Polícias Civis de Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro iniciaram às 5 horas desta quinta-feira a operação Cartão Vermelho para a prisão de torcedores do Atlético-PR e Vasco envolvidos na pancadaria na Arena Joinville. Até às 10h, 12 pessoas já tinham sido presas nos três estados. Todos responderão por associação ao crime, incitação de violência em evento esportivo e dano ao patrimônio público. Dependendo do caso, também responderão por furto e tentativa de homicídio.

Devem ser cumpridos 28 mandados de prisão e um de busca e apreensão na região metropolitana de Curitiba, Joinville e Blumenau e no Rio de Janeiro. O delegado responsável pelo caso em Santa Catarina, Dirceu Silveira, não quis revelar quantos já foram presos em cada um dos estados.

Em Joinville, um homem de 40 anos que estava na torcida do Atlético Paranaense foi preso. O ex-vereador de Curitiba, Juliano Borghetti, flagrado no meio da confusão, não foi encontrado em caso pela polícia e está foragido. Em Blumenau, um vascaíno de 22 anos também foi detido.

A briga aconteceu no dia 8 de dezembro, no jogo entre Atlético-PR e Vasco, por volta dos 15 minutos do primeiro tempo, quando o time paranaense já vencia por 1 a 0. A partida foi paralisada. Na confusão, quatro torcedores ficaram feridos. Um deles sofreu traumatismo craniano e só teve alta no dia 13.

No julgamento do STJD, o Atlético-PR, responsável pela segurança no local no dia da partida, foi o maior punido com perda de mando de 12 partidas, metade delas com portões fechados. O clube do Paraná ainda foi multado em R$ 120 mil. O Vasco da Gama foi penalizado com oito partidas de mando de campo e R$ 80 mil reais em multa.

Diário Catarinense — Quais são as provas contra os presos?
Dirceu Silveira — Coletamos os materiais usados no dia da confusão, vestuários e as informações deles coletadas no dia do jogo. As fotos tiradas durante a partida também serão usadas como provas.

DC — Os presos em outros estados serão traduzidos para Santa Catarina?
Silveira — Sim, todo o inquérito será encaminhado pela polícia civil de Santa Catarina e eles serão trazidos o mais breve possível a Joinville para a coleta de depoimentos e andamento normal dos casos.

DC — Além desses 12, quantos envolvidos foram presos no dia do jogo?
Silveira — Três pessoas foram presas no dia da partid

Nenhum comentário:

Postar um comentário