terça-feira, 10 de dezembro de 2013

FIFA CRITICA A SELVAGERIA NO BRASIL E DILMA PEDE MAIOR RIGOR

REVISTA VEJA 09/12/2013 - 13:57

Entidade diz que episódio é 'muito triste'. Presidente pediu prisões em flagrante



Briga de torcedores durante partida entre Atletico PR x Vasco, válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro, realizada no Arena Joinville - Carlos Moraes/Agencia O Dia/Reuters
"É necessária a presença da polícia nos estádios, prisão em flagrante em caso de violência e a criação de uma delegacia do torcedor para que cenas como a de ontem sejam coibidas", disse Dilma

A Fifa condenou a violência nos estádios brasileiros, mas alertou que o sistema de segurança da Copa do Mundo será completamente diferente do que existe no Campeonato Brasileiro - e que esse modelo tem eficácia comprovada. As imagens da selvageria no fim de semana no Brasil tiveram grande repercussão, roubando a cena depois do sorteio dos grupos da Copa, na sexta-feira, na Costa do Sauipe. Jornais europeus e sul-americanos noticiaram a "batalha campal no país da Copa". De acordo com a Fifa, o episódio foi "muito triste para o futebol brasileiro" e a entidade "condena qualquer forma de violência, que não pode ocorrer em nenhum estádio". A Fifa se negou, porém, a comentar com mais detalhes o caso, lembrando que não estava envolvida na organização da partida.

"Mas, para a Copa do Mundo de 2014, um conceito de segurança completo será implementado em uma operação integrada entre autoridades de segurança pública e privada para garantir a segurança para torcedores, jogadores e qualquer outro ator envolvido no evento", diz o departamento de comunicação da entidade, ressaltando que "o conceito funcionou muito bem durante a Copa das Confederações e foi construída sobre modelos usados em outras Copas." O confronto ocorreu A briga de torcidas aconteceu durante partida entre Atlético-PR e Vasco, domingo, na Arena Joinville, em Santa Catarina, na última rodada do Brasileirão. O confronto generalizado levou quatro feridos ao hospital e paralisou o jogo por mais de uma hora.

A presidente Dilma Rousseff usou seu Twitter para comentar o episódio, dizendo que conversou com o ministro Aldo Rebelo sobre o assunto e defendendo um combate rigoroso aos torcedores violentos. "É necessária a presença da polícia nos estádios, prisão em flagrante em caso de violência e a criação de uma delegacia do torcedor para que cenas como a de ontem sejam coibidas", escreveu. Aldo Rebelo já havia divulgado nota oficial repudiando a violência e cobrando punição aos envolvidos. Ele pediu que se cumpra o Estatuto do Torcedor, que "prevê penas de reclusão e de banimento dos estádios aos torcedores que cometerem atos de violência". Rebelo também disse que tentará intermediar uma discussão entre o Ministério Público e a polícia para definir como deverá ser feita a segurança nos estádios brasileiros a partir de agora.

A Polícia Militar de Santa Catarina, aliás, criticou a empresa que fez segurança da partida. Para a PM, faltou preparo aos profissionais de segurança que substituíram os policiais no jogo que decretou o rebaixamento do time carioca à segunda divisão. "Se tivesse sido observado desde o início que havia alguma tensão entre os torcedores, a PM poderia ter sido solicitada para que entrasse no estádio. O cordão de isolamento colocado pela empresa privada, entre as torcidas, era distante. Os torcedores furaram e correram em direção para a outra torcida. O ideal nestes casos é que a empresa que fez a segurança do evento fosse mais bem preparada", disse a coronel Claudete Lehmkuhl, porta-voz do Comando Geral da PM de SC. A coronel destaca, porém, há bons exemplos de atuação de empresas privadas em estádios de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário