terça-feira, 30 de julho de 2013

QUERIDOS E BANDIDOS

ZERO HORA 30 de julho de 2013 | N° 17507

WIANEY CARLET


Faço um apelo para que as torcidas organizadas do Grêmio, a Geral fora, abandonem suas posições civilizadas e comecem a criar confusões que exijam a interferência da Brigada Militar. Com o seu bom comportamento, as organizadas estão deixando os queridinhos da Geral em má situação no seu permanente e justo enfrentamento com os bandidos fardados. Sim, porque a cada novo episódio de desordem os brigadianos são colocados como as forças do mal atacando os meninos do bem que vão ao estádio apenas para torcer pelo seu time. É preciso muita caradurice para colocar os bagunceiros na posição de vítimas e os policiais como prevalecidos impiedosos. Não se devem aplaudir as imagens que mostram vários brigadianos batendo no gauchinho, como aconteceu domingo. É tão reprovável como ver centenas de “corajosos” torcedores pressionando meia dúzia de soldados. Está na hora de as demais torcidas organizadas produzirem confusões. Assim como está, vai parecer que só a turminha da Geral bagunça o coreto. Ou, esta torcida é perseguida pelo azar. Sempre ela, tadinha!

Anjo de bombachas

Qualquer torcedor sabe que é proibida a entrada de bandeiras com mastros nos estádios. Qual será o papel de uma muleta à qual está amarrada uma bandeira? Não será um mastro? Claro, é isso mesmo. As imagens que mostram brigadianos retirando o gauchinho para fora do estádio e mais tarde batendo no mesmo quando já estava caído não vem acompanhadas de sons. O que teriam dito soldados e torcedor? Se este acatou a ordem de deixar o estádio sem reagir com gestos ou palavras e mesmo assim foi surrado, é preciso interditar os brigadianos. Mas alguém acredita que nada motivou a violência policial? Que a reação da BM foi gratuita, sem motivo algum? Embora a covardia seja sempre injustificável.

Gre-Nal

Será decidido esta tarde se o Gre-Nal do próximo domingo terá duas ou apenas uma torcida? Se for apenas uma, o clássico já perderá 50% da sua beleza. Porém, se as duas torcidas estiverem na Arena, dá para apostar que haverá provocações, brigas e, quem sabe, gente machucada. Perguntinha: não seria possível a BM se organizar para, em caso de conflito, isolar os baderneiros e levá-los para uma curta temporada no Presídio Central? Três dias naquele inferno bastariam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário