sexta-feira, 7 de março de 2014

ÁRBITRO DE FUTEBOL É VÍTIMA DE RACISMO



CORREIO DO POVO 07/03/2014 11:31

Esportivo convoca torcida para identificar autores de caso de racismo. Clube também registrou ocorrência por difamação contra o árbitro Márcio Chagas



O presidente do Esportivo, Luis Delano Lucchese Oselame, divulgou uma carta aberta lamentando o caso de racismo relatado pelo árbitro Márcio Chagas da Silva em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha. O fato teria ocorrido durante a partida entre o Alviazul e o Veranópolis, na quarta-feira.

O mandatário garantiu que o clube não medirá esforços para esclareceu o que ocorreu na Serra. Ele também convocou a torcida para ajudar as autoridades a identificar os autores dessas “atrocidades” e afirmou que não seria justo o Esportivo ser púnico por “alguns poucos que se dizem torcedores”.

Confira a nota na íntegra:

Este é sem dúvida um capitulo triste na história do nosso Alvi-Azul.

Os fatos de racismo relatados pelo árbitro Márcio Chagas em nosso estádio na última quarta-feira me entristecem não apenas como presidente e torcedor do Clube Esportivo, mas também como empresário, bentogonçalvense, homem e pai de família.

Em momentos como esse devemos ter cautela e não podemos transformar um em todos. A infeliz voz que supostamamente gritou palavras de ofensas ao árbitro não é a voz da nossa torcida, do nosso clube, da nossa comunidade, principalmente quando falamos de uma cidade acostumada a receber tão bem visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo.

Desde que comecei a frequentar os corredores desse Clube sonhei vê-lo nas páginas e veículos de mídia do país por suas glórias, e muito me entristece vê-lo nessas tão sonhadas páginas por uma noticia lamentável como essa que se quer tem relação direta com a instituição.

Assim como muito me entristece o que alguns oportunistas estão tentando fazer nesse momento, especulando que o Esportivo estaria questionando a idoneidade do árbitro e apoiando condutas criminosas e racistas. O Clube Esportivo, toda sua direção, comissão técnica, equipe e funcionários repudiam qualquer forma de racismo… repito, repudiamos qualquer forma de racismo!

Peço desculpas se aos olhos dos grandes não soubemos lidar tão bem com essa situação como deveríamos, mas acreditem, isso para nós foi uma ingrata e inesperada surpresa tanto como para todos vocês.

Não mediremos esforços para esclarecer os fatos e convocamos nossa torcida para nos ajudar e ajudar as autoridades em um momento como esse, trazendo informações que identifiquem os verdadeiros culpados por essas atrocidades. Não é justo que nosso time e sua torcida, que vem lutando bravamente para se manter entre a elite do futebol gaúcho, seja penalizado por alguns poucos que se dizem torcedores.

Assim como o árbitro Márcio Chagas tem seus filhos, eu também gostaria de poder ver os meus brincando livremente, com os filhos dele e de qualquer outra pessoa, não importando sua cor, credo ou classe social, em um mundo mais justo e sem racismo.

Cordialmente,
Luis Delano Lucchese Oselame
Presidente do Clube Esportivo Bento Gonçalves


CORREIO DO POVO 06/03/2014 14:45

Árbitro Márcio Chagas diz ter sido vítima de racismo em Bento Gonçalves. Profissional encontrou duas bananas em cima do seu carro após jogo entre Esportivo e Veranópolis




Márcio Chagas encontrou duas bananas em cima do seu carro após jogo entre Esportivo e Veranópolis
Crédito: Mauro Schaefer / CP Memória


O árbitro Márcio Chagas da Silva disse ter sido vítima de racismo em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, após a partida entre Esportivo e Veranópolis nessa quarta-feira. Duas bananas foram colocadas em cima do carro dele depois do confronto. Além disso, o automóvel tinha arranhões na lataria e marcas de batida.

O veículo estava dentro do estacionamento destinado à arbitragem do estádio Montanha dos Vinhedos. A partida terminou 3 a 2 para a equipe da casa. Chagas da Silva acredita que a própria torcida do Esportivo cometeu o ato de racismo. “Aconteceu mais um fato lamentável de racismo em Bento. Quando entrei no campo de jogo, já escutei palavras racistas da torcida do Esportivo em relação a minha pessoa, me chamando de ‘macaco’”, contou o árbitro em entrevista à Rádio Guaíba.

Mas o pior ocorreu depois do confronto. “Ao término da partida, fui pegar o carro no estacionamento do clube e me deparei com o veículo cheio de bananas, por cima e no cano de descarga do veículo. Além disso, tinha arranhões, batidas e partes amassadas”, relatou. “Era um lugar privativo, fechado com portão, que não deveria ter acesso por mais ninguém, a não ser pela arbitragem ou dirigentes do clube. Alguns atletas viram o ocorrido e disseram que é comum manifestações racistas por parte dos torcedores do Esportivo”, comentou.

Chagas fotagrafou os danos causados e anexou as imagens à súmula do duelo. No entanto, ela ainda não foi divulgada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). "Encaminhei na súmula fotos do meu carro, para que eu possa ser ressarcido por esse clube e para futuras punições."

Nenhum comentário:

Postar um comentário