quinta-feira, 14 de junho de 2012

GAVIÕES E MANCHA INVESTIGADAS POR CONFRONTO E MORTE DE TORCEDORES

Briga de torcidas. Polícia vai até as sedes da Gaviões da Fiel e Mancha Alviverde e prende torcedores. Computadores de ambas as facções também foram levados para ajudar na investigação da briga de domingo - LANCEPRESS, ZERO HORA ONLINE, 27/03/2012 | 12h16

Após a morte de dois palmeirenses em um confronto na Avenida Inajar de Souza, zona norte de São Paulo, a Polícia Civil foi até as sedes das duas maiores organizadas de Corinthians e Palmeiras, Gaviões da Fiel e Mancha Alviverde, e fizeram apreensões de computadores na manhã desta terça-feira.

De acordo com o site da Folha de São Paulo, suspeitos de ambas as facções também foram detidos para investigação.

A operação está sendo feita pela Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) em conjunto com a Dhpp (Delegacia de Homicídio). Dois palmeirenses foram presos durante a investigação na sede que fica localizada na Barra Funda, entre eles, Tiago Alvez Lezo, irmão de André Alves Levo, morto na briga de domingo.

Na quadra dos corintianos, que fica no bairro do Bom Retiro, a Polícia levou cinco computadores. A ideia é analisar se há conteúdos suspeitos dentro das máquinas das facções.




CASO HIERRO TEM MAIS UMA VÍTIMA

CLIC CASO DE POLÍCIA - 13 de junho de 2012 

MP inclui mais uma vítima no processo sobre ex-lider de torcida do Inter acusado de agressão



O promotor Júlio César de Melo, do Tribunal do Júri, solicitou a inclusão de mais uma vítima no caso sobre tumulto após jogo comemorativo no estádio Beira-Rio, no final do ano passado. Foram denunciados pela promotoria três integrantes da torcida Guarda Popular: Jorge Roberto Gomes Martins, o Hierro (ex-líder), Ranieri Tafernaberri Cardozo e Rodrigo César Candria Borges. Segundo a Promotoria, os três respondem por tentativa de homicídio, incitação ao tumulto e formação de quadrilha. São três vítimas que aparecem sendo agredidas, algumas com golpes de pequena faca, no estádio Beira-Rio após partida do atacante Fabiano. Veja o vídeo:

Segundo o promotor Júlio César de Melo, houve um aditamento neste caso (inclusão de mais uma vítima) após laudo pericial ser anexado ao processo que tramita na 2ª Vara do Júri da Capital. Esta nova vítima, a quarta, teria sido agredida na saída do estádio. O rapaz chegou a gravar imagens de vídeo em um dos portões do Beira-Rio e divulgou na Internet.

No caso desta quarta vítima, os acusados são apenas Jorge Roberto Gomes Martins, o Hierro, e Ranieri Tafernaberri Cardozo. Os dois devem responder também pelo crime de lesão corporal leve. A vítima, inclusive, comunicou a agressão à Polícia, antes mesmo do laudo pericial ter sido concluído. A Justiça aguarda que os réus sejam citados sobre este aditamento, inclusão de mais uma pessoa agredida, para iniciar a fase de audiências. Todos os acusados respondem ao processo em liberdade. Hierro Martins, que esteve foragido, foi preso em março deste ano e recebeu a liberdade em maio.

Entenda o caso

Conforme o inquérito policial, Hierro e outros dois jovens da torcida Guarda Popular se envolveram em uma briga com um grupo dissidente, integrantes da torcida Popular do Inter. Parte do confronto foi registrado por imagens de câmeras de segurança do Inter, que ajudaram na identificação dos envolvidos.

O confronto deixou quatro pessoas feridas, sendo três esfaqueadas. Apenas três estavam incluídas inicialmente. Com um laudo pericial sendo anexado ao processo na Justiça, o Ministério Público solicitou a inclusão da quarta vítima. Uma delas teve cortados tendões de três dedos da mão esquerda. Em consequência do episódio, o Inter excluiu as duas torcidas organizadas do seus quadros, cancelando benefícios como uso de sala no estádio e acesso facilitado às arquibancadas em dias de jogos.



7 de dezembro de 2011 - Usando facas, torcedores do Inter brigam após jogo festivo do atacante Fabiano no Beira-Rio.

21 de dezembro de 2011 - Hierro e mais dois integrantes da Guarda Popular são indiciados pela Polícia.

3 de janeiro de 2012 - Hierro e mais dois integrantes da Guarda Popular são denunciados por tentativa de homicídio.

1º de março de 2012 - Hierro Martins se entrega à Polícia.

4 de maio de 2012 - Hierro Martins recebe liberdade provisória, mas está impedido de freqüentar estádios de futebol.